Curta O Inimigo denuncia o trabalho infantil

12 Junho 2018

Sessão de estreia será realizada dia 26, no Ordovás

Transformar a dura realidade do trabalho infantil em arte não é uma tarefa fácil. Em busca deste desafio, o curta-metragem O Inimigo estreia no dia 26 de junho, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Serão realizadas duas sessões na data, uma às 20h e outra às 20h30. O filme marca o lançamento da Oxidar Produções, de Alexandre Lima e Marcos Costa, e é financiado pelo Financiarte, da Prefeitura  de Caxias do Sul.

Trazer às telas uma temática como essa expõe a importância do esclarecimento de um tipo de violência que é considerada, muitas vezes, invisível. O Inimigo é inspirado no conto homônimo do escritor russo, Anton Tchecov e, apesar de adaptar um conto de 1883, possui uma trama que ainda é bastante conhecida no país: somente no Brasil, cerca de 2,7 milhões de crianças estão em situação de trabalho infantil, conforme a OIT – Organização Internacional do Trabalho. “Não localizamos a produção em nenhum momento porque consideramos como uma história arquetípica, que já está estabelecida no consciente social e que acontece desde sempre”, destaca o diretor Marcos Costa.

A trama mostra Vânia, uma menina de 12 anos que, apesar da pobreza, vivia feliz com a família. Quando o seu pai abandona a casa e sua mãe a leva para morar com os tios, sua rotina passa a ser um ciclo sem fim de trabalho, tanto em casa quanto no boteco dos tios. Tudo piora quando nasce o seu primo e Vânia, além de toda a rotina exaustiva, passa a ter que cuidar da criança. Fazendo uso de planos-sequência e trazendo a fotografia como mais um personagem da história, busca-se promover a reflexão sobre quais são os limites de uma criança. “Desde que conheci o conto de Tchecov, fiquei interessado em adaptar a história. Depois que as palavras foram para a tela, a história ficou mais forte. Mesmo abordando uma temática difícil, não é uma produção explícita e, exatamente por isso, consegue brincar com o psicológico e imaginário do espectador”, afirma o roteirista, Alexandre Lima.

O curta é estrelado por Ana Michelon Gomes, atriz-mirim que dá vida à Vânia. O elenco também se completa com Laura Maffei, Odelta Simonetti, Davi de Souza, Sara Fontana, Fabiano Xavier e Priscila Telles. A produção foi realizada em 6 dias, no mês de maio, na comunidade de Santa Bárbara, em Ana Rech.

 

Serviço

O que: sessão de estreia do curta-metragem O inimigo

Quando: 26 de junho, terça-feira, às 20h e às 20h30min

Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia – Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul

Quanto: entrada franca

 

O Inimigo

Curta-metragem – duração: 20’

Direção/Fotografia/Finalização: Marcos Costa / Roteiro/Produção Executiva: Alexandre Lima.

Ficha Técnica: Carol Zanette (direção de arte), Ricardo Biga (Produção Musical)/ Ária Trio (Trilha Sonora) Breno Dallas e Saimon César Fortuna (Montagem)/ Diego Bordignon (produção).

Elenco: Ana Michelon Gomes, Laura Maffei, Odelta Simonetti, Davi de Souza, Sara Fontana, Fabiano Xavier e Priscila Telles

Financiamento: Financiarte / Prefeitura de Caxias do Sul

 

Curta O Inimigo denuncia o trabalho infantil Curta O Inimigo denuncia o trabalho infantil

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.