Dando asas à literatura infantil

18 Setembro 2017

Psicóloga Fabiana Diaz estreia como autora autografando Aprendendo a Voar, dia 23 de setembro, em Caxias

Chega um dia na vida em que é preciso optar por um vôo mais intenso e libertador. É inspirada nessa premissa que a psicóloga Fabiana Witzler Diaz salta rumo à experiência da escrita. Dia 23 de setembro autografa Aprendendo a Voar, livro infantil que atende a um desejo pessoal da autora, o de transformar uma história pessoal em uma experiência literária. A obra, ricamente ilustrada por Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, terá lançamento a partir das 16h30min na Sempre Ler – Livraria e Papelaria.

Aprendendo a Voar narra as aventuras de uma família que, chegando ao litoral para um período de férias, encontra um ninho com dois filhotes de andorinha. Com a ajuda de amigos e vizinhos, passa a cuidar dos pássaros e a perceber que a natureza vai lhes oferecer destinos diferentes. Nessa aventura emocionante voam lado a lado a amizade, a determinação e o aprendizado.

A narrativa sensível da autora transforma, de maneira bem sutil, uma experiência que ela viveu aos 20 anos de idade em um conto bonito e afável. A intenção de Fabiana, hoje com 41 anos, passa longe de sugerir um recorte biográfico. Ela confessa ter poetizado um pouquinho o tema original, graças também à ajuda que recebeu de amigos próximos durante a produção do livro. “Eu tinha uma história para contar, e alguns bons amigos leitores e escritores me ajudaram a moldar, a florear, essa história”, comenta.

Aprendendo a Voar não revela um herói, mas vários, estereotipados em seus personagens coloridos e poéticos. A protagonista é uma menina que, apoiada pelos pais e um grupo de amigos, conecta-se com a natureza de forma muito intensa, para ao final aprender lições com ela. “Desde que vivi aquela experiência, ela passou a ser uma espécie de metáfora da minha vida. O primeiro salto da andorinha inspirou meu primeiro salto como escritora”, revela Fabiana. Agora é voar.

Amizade e emoção

Foi por intermédio do projeto do livro que Fabiana Diaz conheceu os ilustradores de sua história, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. Apresentados por um amigo em comum, eles logo passaram a estudar os textos juntos e, muito mais do que isso, começaram uma amizade. Assim tudo ficou mais fácil. “O fato de a história ser baseada em uma vivência da Fabi nos aproximou muito mais do tema. Tendo o relato emocional da autora ainda vivo e presente, todo o processo foi carregado de muita clareza a respeito ao que ela sentiu, e aí passamos a buscar essas emoções em forma de imagens”, lembra Giovana.

As adaptações para a ficção permitiu aos ilustradores trabalhar os personagens através de uma família colorida pela simplicidade e pela diversidade. “Na história muitos sentimentos são trazidos à tona, por isso o emocional era vital para conduzir as ilustrações, buscando fugir do óbvio e deixando o leitor criar novas narrativas junto conosco”, complementa. As ilustrações são em aquarela, caneta nanquim, guache e lápis de cor, com algumas sutis interferências digitais.

Sobre a autora

A psicóloga empresarial Fabiana Witzler Diaz nasceu em Santa Maria, tem 41 anos e é mãe de Laura, 11 anos. Está radicada em Caxias do Sul. Desde cedo percebeu familiaridade com asas, com “voar as tranças”, com voar longe. Com o tempo, acomodou nas letras as vivências e idiomas com os quais se viu rodeada na infância, brincando com sonoridades.

Serviço

Lançamento do livro infantil Aprendendo a Voar (48 páginas – Quatrilho Editorial) - Autora: Fabiana Witzler Diaz. Ilustrações: Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso
Quando: dia 23 de setembro, às 16h30min
Onde: Sempre Ler – Livraria e Papelaria (Rua Marquês do Herval, 687 – Caxias do Sul)
Preço: R$ 34,90 e R$30 no dia do lançamento
 Financiamento: Financiarte – Prefeitura de Caxias do Sul

Dando asas à literatura infantil

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.