Alunos da FSG prestam atendimento psicológico a policiais militares

17 Outubro 2019

Projeto tem como objetivo a manutenção
da saúde mental dos profissionais

Acadêmicos do último ano do curso de Psicologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, estão realizando um trabalho inédito na Serra Gaúcha. Por meio de um convênio com o 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), com sede em Caxias do Sul, os formandos oferecem atendimento para manutenção da saúde mental dos policiais.

O atendimento é aberto a todos os policiais do 12º Batalhão e ocorre às segundas-feiras por meio de escutas individuais e encontros em grupo, sob coordenação da profª Dra. Joice Cadore Sonego. “Por ser uma profissão de alto risco, situações estressantes são vivenciadas com certa freqüência pelos policiais, o que pode influenciar no bem-estar e na qualidade de vida desses profissionais. Como há diferentes cargos e funções dentro do Batalhão, busca-se compreender a vivência desses policiais, especialmente por meio dos grupos, a fim de se trabalhar com a prevenção e a promoção da saúde mental”, explica a coordenadora.

Diversos estudos científicos têm destacado a importância de os profissionais da psicologia estarem atentos à saúde mental dos policiais militares, devido a situações de estresse, ansiedade, depressão, transtorno do estresse pós-traumático, entre outras, o que pode gerar afastamento do trabalho e até ideação e comportamento suicida. “Entende-se, nesse sentido, que o trabalho da Psicologia é fundamental junto a esse segmento”, observa Joice. A FSG estuda ampliar os serviços, inclusive extensivos a outras áreas da saúde, conforme a demanda observada no Batalhão.

 

Sobre a FSG – A FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Reconhecida há 20 anos pelo seu protagonismo no desenvolvimento de propostas educacionais instigadoras, é referência no cenário da educação superior. Oferece centenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.fsg.edu.br

Alunos da FSG prestam atendimento psicológico a policiais militares

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.