Projeto Design Social da FSG Bento presta serviço a instituições da cidade

07 Dezembro 2017

Professores e estudantes, de forma voluntária, transformam ambientes para buscar qualidade de vida

A unidade da FSG de Bento Gonçalves vem desenvolvendo, ao longo do segundo semestre deste ano, o projeto Design Social. Professores e estudantes dos cursos de Design de Interiores e Psicologia já começaram a transformar os ambientes de convívio de quatro instituições sociais da cidade. Juntos, alunos e docentes dos dois cursos estudaram a realidade de cada uma das entidades atendidas nesta primeira edição.

Desde agosto deste ano, os 73 alunos participantes vêm trabalhando de forma voluntária nas atividades que valem como horas complementares no currículo. Eles realizaram entrevistas e pesquisaram quais os impactos para os atendidos de cada entidade, que abrigam surdos, portadores de síndrome de down, autistas e crianças em vulnerabilidade social. Após, os estudantes analisaram as possibilidades em cada instituição e escolheram de um a dois ambientes de convívio para serem transformados.

Os projetos foram desenvolvidos e recursos foram buscados. Todo o material utilizado nas transformações (que somaria mais de R$ 26.000, caso comprado) foi doado por diversas pessoas e empresas. O prazo final para a entrega dos ambientes é este sábado, dia 9. Na segunda-feira, dia 11, ocorrem as entregas oficiais e a confraternização entre todos os envolvidos.

Para o diretor da FSG Bento, Daniel Delucchi, uma das principais características de ensino da FSG é o aprendizado por meio da prática, proporcionando aos alunos a vivência experimental do conhecimento construído no ambiente acadêmico. “Com este projeto, nós buscamos impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas através da transformação de ambientes de convívio social, além de proporcionar uma experiência única de afeto e inclusão social aos alunos, professores e todos os participantes”, destaca. Conforme o diretor, este projeto possibilitou a construção de uma rede solidária entre a instituição, empresas e sociedade.

Esta é a primeira edição do projeto Design Social, mas, assim como os demais projetos desenvolvidos pelo comitê de pesquisa e extensão da FSG Bento, a próxima edição já está sendo planejada para o semestre seguinte. As entidades sociais do município e região poderão se inscrever, e quem definirá quais vão ser atendidas serão os próprios estudantes, utilizando o mesmo critério desta edição: as pessoas que convivem nessas instituições não o fazem porque querem, mas por necessidade.

Instituições Participantes
APAC - Associação Pró-Autistas Conquistar
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
ASBG - Associação dos Surdos de Bento Gonçalves
Ceacri Toquinha da Amizade

Comissão Organizadora
Marcelo Damazzini (coordenador do curso de Design de Interiores)
Fabiana Lautert (professora do curso de Design de Interiores)
Karine Callegari (coordenadora do curso de Psicologia)
Camila Campos (professora do curso de Psicologia)
Daniel Stello (estudante de Design de Interiores)
Fabiane Pinto (estudante de Psicologia)
Fernanda Gava (estudante de Design de Interiores)
Tainer Poletto (estudante de Psicologia)

Sobre a FSG Bento
A FSG Bento atua desde março deste ano em nova sede, com uma área de 3 mil m² moderna e bem localizada, que reúne 25 salas de aula, laboratórios, auditório e biblioteca, entre outros espaços e estacionamento interno.
O crescimento no município também é ilustrado pela oferta ampliada de cursos: hoje a unidade reúne dez opções de formação presencial, 13 em EAD, além de pós-graduações e extensões variadas.

Projeto Design Social da FSG Bento presta serviço a instituições da cidade

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.