VII Concurso de Pontes de Espaguete da FSG pode quebrar recorde

24 Novembro 2017

A competição, que acontece em universidades do mundo inteiro, ocorre na próxima terça-feira, dia 28

O Concurso de Pontes de Espaguete, tradicional em universidades do mundo inteiro, é também realizado a cada semestre na FSG, em Caxias do Sul. A VII edição ocorre na próxima terça-feira, dia 28, às 19h, no auditório do Prédio F (Rua Marechal Floriano, 1094). O objetivo da competição, que reúne estudantes dos cursos de Engenharia, é fazer com que a ponte de espaguete sustente a maior quantidade de peso possível, conforme regras que seguem um padrão internacional.

Nesta edição, serão apresentados 28 projetos. Além do desafio do protótipo em si, os estudantes precisam levar em conta fatores externos, como o clima. “A umidade impacta diretamente na resistência dos materiais utilizados”, explica o professor de Engenharia, Carlos Rodrigo Pinheiro David.

Como esta edição acontece em plena primavera, a expectativa é que o clima não prejudique os resultados. Existe, inclusive, a possibilidade de um novo recorde. “Além da estação ser favorável para o material, temos em torno de cinco grupos que já participaram em edições anteriores e estão bem engajados a conseguir uma resistência maior”, revela o coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação da FSG, professor Cesar Pandolfi. O recorde atual é de 176,2 quilos, resultado atingido na edição de novembro de 2016.

Como funciona o concurso
De acordo com as regras que seguem um padrão internacional, as pontes devem ser confeccionadas apenas com espaguete, cola epóxi e resina, em formato de treliça (barras ligadas em nós). As estruturas não podem ter mais de 1,1 metro de comprimento, nem meio metro de altura e 20 centímetros de largura. Nas extremidades da ponte, serão colocados tubos de PVC apenas para apoiar a engenharia nas mesas de apresentação. A estrutura toda não pode pesar mais do que 900 gramas.
Para verificar resistência da ponte, serão penduradas anilhas no centro da estrutura, por meio de um gancho metálico. Cada peso acrescentado deve ser suportado por, no mínimo, 10 segundos até que a ponte se rompa completamente. A carga pendurada na ponte neste momento é a que vale para a competição.

Sobre a FSG
Com sede em Caxias do Sul, a FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Oferece mais de 100 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e atua também na área de pesquisa, com mais de 50 programas e projetos de envolvimento com a comunidade.
Fundada em 1999, a FSG é referência no cenário da educação superior pelo modelo de metodologia ativa de ensino, qualidade na infraestrutura e corpo docente.

Serviço
O quê: VII Concurso de Pontes de Espaguete da FSG
Quando: terça-feira, dia 28 de novembro
Onde: auditório do Prédio F (Rua Marechal Floriano, 1094)
Horário: 19h

VII Concurso de Pontes de Espaguete da FSG pode quebrar recorde

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.