Metadados comemora 33 anos de história

29 Abril 2019

Empresa recebe anualmente o título de "Melhores empresas para trabalhar” desde 2011

No dia 30 de abril de 2019 a Metadados comemora 33 anos de história. A empresa que, em 1986, tinha apenas um cliente, hoje atende mais de 1200, de segmentos variados, em todo o território nacional. O que começou com um software para folha de pagamento deu origem à companhia que, hoje, é destacada anualmente entre as melhores empresas fornecedoras de Tecnologia para RH do Brasil.

Para o fundador, José Valdocir Casarotto, a trajetória de sucesso da empresa não se dá ao acaso. “De um lado, sempre tivemos uma maravilhosa equipe especializada, de alto nível, que tornou os produtos e serviços de suporte e consultoria da Metadados uma referência altamente positiva no setor. Em contrapartida, sempre tivemos o reconhecimento e a colaboração dos nossos clientes e parceiros”, relata.

Dona de títulos como “Melhores empresas para trabalhar” e “Fornecedores de Confiança em RH”, a Metadados acompanha as mudanças exigidas pelo avanço da tecnologia ao longo dos anos, sempre adaptando seus produtos e oferecendo um Sistema de Recursos Humanos cada vez mais completo. Hoje, além do software para folha de pagamento, a empresa também oferece outros 12 sistemas especializados.

No ano passado, a Metadados registrou um crescimento de 31%. Em 2017, 32%. “Não existe segredo. Colaboradores felizes, sinônimo de clientes satisfeitos”, revela Casarotto. Contudo, ele confessa que o desafio não é pequeno. “Temos que manter este ‘círculo virtuoso’”, pontua.

 

Histórico

Na década de oitenta surgiu a microinformática: pequenos computadores com uma relativa capacidade de processamento. Isso permitiu à maioria das empresas trazer “para casa” os serviços que, antes, eram terceirizados nas poucas empresas de “processamento de dados” existentes na época. Contudo, não bastava comprar um computador; era preciso ter um software adequado a esta nova tecnologia. Assim surgiu a Metadados.

A empresa foi fundada em 1986 por José Valdocir Casarotto, que desenvolveu, para os usuários dessa nova tecnologia, o primeiro dos softwares do Sistema RH da Metadados: o da folha de pagamento. Sua visão, mantida até os dias atuais, era ser uma empresa especializada em gestão dos recursos humanos. “Decisão simples e correta, afinal, ninguém é especialista em tudo”, afirma o fundador.

"Meu objetivo era fazer algo excelente. Como dizia minha mãe, ‘sempre terá lugar para alguém que faz algo bem feito’”, acredita. Ele relata as dificuldades pelas quais passou quando decidiu começar a empresa. “Aluguei um apartamento no térreo do prédio onde eu morava. Precisei fazer uma extensão do meu telefone residencial para ter um fixo na empresa”, recorda. Casarotto contou, no início, com apenas um sócio.

Ao final do seu primeiro ano de fundação, a empresa já possuía dez clientes. O rápido crescimento demandou novos softwares especializados, para atender as necessidades dos novos clientes, e também sedes maiores. Em 1996, a Metadados instalou-se no local que permanece até hoje, na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul.

Em 2005, a empresa inaugurou sua segunda unidade, em Novo Hamburgo. Em 2009, por necessidade de atuação no centro econômico do país, a Metadados criou sua terceira unidade em Barueri, São Paulo. Em 2013 foi inaugurada a unidade de Porto Alegre. Em 2015, a empresa concentrou o atendimento aos clientes da região metropolitana do Rio Grande do Sul e Vale dos Sinos somente pela unidade de Porto Alegre, assim as operações de Novo Hamburgo foram transferidas para a capital.

 

Equipe

À frente da empresa encontra-se o diretor superintendente, José Valdocir Casarotto, o diretor de projetos e serviços, Fernando Hansen, o diretor de produto e inovação, Gustavo Casarotto, e o diretor administrativo e comercial, Robledo Luza. A equipe de colaboradores possui cerca de 200 profissionais que atuam nos subsistemas de Recursos Humanos, como Folha de Pagamento, eSocial, Indicadores, Frequência, Benefícios, Recrutamento e Seleção, Portal RH, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, entre outros.

 

Premiações

A Metadados é conhecida no mercado por meio de certificações importantes. Desde a sua primeira inscrição, em 2009, na pesquisa denominada “Fornecedores de Confiança em RH”, promovida pela Revista Melhor, veículo oficial da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), a companhia é destacada anualmente entre as melhores empresas fornecedoras de Tecnologia para RH do Brasil. Também desde a sua primeira participação, em 2011, a Metadados é classificada, pelo instituto Great Place to Work (GPTW), entre as “Melhores Empresas para Trabalhar”. Em 2019, conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio 100 Melhores Fornecedores para RH. Atualmente, concorre pela segunda vez ao Prêmio Top of Mind de RH, já estando entre os cinco empresas mais lembradas do mercado de RH brasileiro.

 

Sobre a Metadados

A Metadados Assessoria e Sistemas é uma empresa especializada no fornecimento de soluções tecnológicas e serviços para a gestão de pessoas. A organização atende cerca de 1200 clientes de segmentos variados e possui três unidades, localizadas em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).

 

Fanpage: facebook.com/MetadadosRH

Site oficial: metadados.com.br

 

Crédito das fotos: Maiara Calgaro
Foto 1
Foto 2
Foto 3

Metadados comemora 33 anos de história

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.