Quarta edição do Melhora Caxias acontece no sábado

08 Agosto 2019

Evento realizado pela CDL Jovem propõe soluções para a cidade por meio do pensamento coletivo

Reunir pessoas inovadores e criar soluções para as principais demandas da cidade. Esse é o objetivo da quarta edição do projeto Melhora Caxias, promovido pela CDL Jovem, com apoio da CDL Caxias. O evento é gratuito e será realizado no dia 10 de agosto, das 8h30 às 16h, no Sebrae RS - Caxias do Sul.

O Melhora Caxias é um projeto que visa instigar a população a criar ideias e possibilidades para melhorar a cidade. Neste ano, o evento segue a fórmula de 2018: apresenta o Hackathon, um encontro de pessoas que, buscam desenvolver ideias inovadoras. Os projetos devem envolver os temas Sociedade/Responsabilidade SocialTrânsito e Cidade Sustentável. Como característica do formato do evento, as propostas devem ser criadas durante o encontro, permitindo o desenvolvimento do pensamento coletivo em prol da cidade.

A quarta edição do Melhora Caxias ainda oferece um diferencial: quatro especialistas irão palestrar sobre as temáticas desenvolvidas no programa, visando auxiliar nos projetos e elucidar as principais demandas de cada área. Participarão do encontro Lizia Borba, na área de Educação; Alexandre Tessari, que abordará  Mobilidade; Jaquelina Corá fala sobre Gastronomia, Turismo e Lazer; e Janaina Macke, com Sustentabilidade.

Para participar basta ser maior de 16 anos e realizar a inscrição pelo Sympla (confira o serviço abaixo).      

O Melhora Caxias é uma Realização da CDL Jovem Caxias do Sul, juntamente com a CDL Caxias; conta com o patrocínio de Sicredi e Apoio do Sebrae RS.

 

Temas dos projetos

Sociedade/responsabilidade social:

Segurança;

Inserção social;

Desigualdade social.
 

Trânsito:

Transportes alternativos;

Mobilidade/acessibilidade;

Educação no trânsito.
 

Cidade sustentável:

Consumo e produção responsável;

Energia alternativa/renovável;

Lixo e reciclagem.

 

Programação

Manhã
Apresentação e definição dos grupos
Atividades de co-criação
Palestras sobre os temas
 

Tarde
Prototipação e validação
Definição e estruturação do projeto
Apresentação e avaliação dos projetos pela banca avaliadora
 

*Programação sujeita à alteração
 

Palestrantes

Lizia Borba (Educação): Administradora, com 10 anos de experiência na área comercial, já passou por empresas como Telefônica, Embratel e Alstom. Atualmente atua na Escola Conquer de Porto Alegre.
 

Alexandre Tessari (Mobilidade): Executivo de Inovação e facilitador de treinamentos voltados à visão das Lideranças do Futuro. Possui foco em Gestão da Inovação Estratégica, Analista de Oportunidades e Novos Cenários, Desenvolvimento de Processos e Métodos para inovar, e na Gestão de times de inovação. Membro ativo de movimentos ligados à Inovação e à Aceleração do Desenvolvimento Econômico da Serra Gaúcha.
 

Jaquelina Corá (Gastronomia, Turismo e Lazer): É Coordenadora e professora do Curso de Ciências Econômicas da UCS, Doutoranda em Turismo e Hospitalidade na UCS e Mestre em Administração pela UFRGS; Atua no Núcleo de Estudos Urbanos - PPGTURH/ UCS e coordena o Projeto Banco de Dados da Região das Hortênsias.
 

Janaina Macke (Sustentabilidade): Possui pós-doutorado na Université Joseph Fourier (França), Doutorado em Administração na UFRGS e é Professora e Pesquisadora na IMED e UCS, nas áreas de recursos humanos (criatividade, competências e capital social), redes e desenvolvimento territorial. Coordenadora do grupo de pesquisa Teoria Social nas Organizações (TSO) e membro da International Sustainable Development Research Society (ISDRS).
 

Serviço

Melhora Caxias 2019

Quando: sábado, 10 de agosto

Horário: das 8h30 às 16h

Onde: Sebrae RS Caxias do Sul (Rua Sinimbú, 816 - Nossa Senhora de Lourdes, Caxias do Sul)

Entrada gratuita – inscrições pelo sympla: http://bit.ly/melhoracaxias2019
 

Sobre a CDL Jovem

A CDL Jovem é um departamento da CDL Caxias fundado em 1999, que tem o objetivo de integrar e capacitar jovens empresários, com idade entre 18 e 35 anos, formando novas lideranças lojistas, garantindo, assim, a perpetuação das empresas no mercado.
 

Fotos do Melhora Caxias 2018, aqui.
Crédito Regina Lain

Quarta edição do Melhora Caxias acontece no sábado

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.