13 tipos de posts para aumentar o seu engajamento no Facebook

14 Dezembro 2016

Conquistar engajamento é o sonho de todas as pessoas que trabalham com marketing digital, especialmente quem administra páginas no Facebook.

A busca por curtidas, comentários e compartilhamento é o principal objetivo desses profissionais.

Você está entre eles?

Se você respondeu positivamente a essa pergunta, continue lendo esse artigo. Separamos aqui os principais tipos de posts para Facebook que serão responsáveis por aumentar a interação da sua página e consequentemente melhorando os os resultados das suas campanhas de Marketing Digital.

Preparado? Vamos lá!

1- Perguntas

Certamente você já se deparou no Facebook com o famoso “textão”. Esse termo é utilizado quando algum usuário da rede social resolve expor sua opinião sobre um tema polêmico. Nesse caso, as justificativas são extensas e o texto ultrapassa facilmente a marca de 100 ou 200 caracteres.

Esse fenômeno prova o quanto os brasileiros gostam de expor suas opiniões. Quando são provocados com alguma pergunta, o resultado é ainda mais surpreendente. Portanto, a partir de hoje, forneça mais espaço para interação dos usuários.

Para conquistar engajamento, opte por sentenças breves. Além disso, use a escaneabilidade para aumentar a taxa de conversão no feed dos usuários. Aqui, emotions também são bem-vindos para captar a atenção do seu público.

2- “Como fazer”

Quantas vezes você já utilizou o Google para descobrir como fazer alguma coisa? Provavelmente, você está entre as milhões de pessoas que utilizam esse buscador para encontrar respostas para determinados assuntos.

Uma análise da empresa de marketing digital SEMRush mostrou que essa expressão é a segunda mais buscada pelos usuários do Google. Tudo bem que o assunto mais procurado é “como fazer uma tapioca”, no entanto é possível detectar a força desse termo.

Se ele vale para o Google, não há dúvidas que ele será responsável por vários compartilhamentos, curtidas e comentários em seu Facebook.

Aproveitando o momento, que tal descobrir como fazer o marketing do futuro?

3- Post de listas

Outro tipo de post para Facebook que é capaz de gerar muito engajamento para a página da sua empresa é aquele que contém uma série de dicas para ajudar o leitor a solucionar um determinado problema.

Não importa se o seu blog tem como foco o marketing digital, moda ou esporte. Esse tipo de post tem alta taxa de conversão. Ele pode ser usado de várias formas.

Para atrair mais engajamento, busque utilizar listas grandes e com números bastante curiosos. Neste artigo, por exemplo, separamos 176 termos de Social Media que você precisa conhecer.

4- Checklist

Sabemos que o usuário da internet está em busca daquela informação que seja mais simples e prática para o seu dia a dia. Pensando nessa teoria, vale investir no formato de post checklist, pois ele possui exatamente essas características.

Neste post, sua persona terá acesso a um material exclusivo que mostrará quais são os caminhos mais importantes que ela precisa seguir para executar uma tarefa sem problemas.

É comum o checklist gerar vários compartilhamos, pois o usuário da sua página terá interesse em mostrá-lo para os seus amigos que possuem características em comum.

5- Escolha uma legenda para essa foto

Mesmo que você tentasse acompanhar todas as postagens que aparecem em seu feed de notícias, seria praticamente impossível ficar por dentro de todos os assuntos. No entanto, quando as páginas que você segue divulga fotos do seu interesse, a tendência é que você reserve um momento especial para elas, não é mesmo?

Situação semelhante ocorre com o seguidor da sua página. Assim como no texto, você deverá escolher uma imagem atrativa para que o engajamento com seus fãs aumente.

Mais do que isso: é necessário promover uma interação com eles.

Então, experimente pedir aos seus usuários que eles completem a legenda da sua foto. O resultado possivelmente será mais satisfatório em relação às suas outras postagens gerando interação e engajamento.

6 – Posts de incentivo

A página do Facebook da sua empresa não precisa ser, necessariamente, da área de psicologia para incluir postagens motivacionais em sua estratégia. Afinal, esse tipo de conteúdo atrai qualquer público e deixa o relacionamento mais humanizado.  

Os posts de incentivo motivam a sua persona a executar uma tarefa complicada que ela estava desenvolvendo naquele momento ou pode servir como uma referência para uma apresentação de trabalho.

Esses tipos de posts podem ser utilizados das seguintes formas.

  • Citações de frases de escritores famosos;
  • Opinião de um especialista do nicho de mercado da página que você administra;
  • História de sucesso dos seus clientes e seguidores.

7- Bastidores

Se você já possui vários seguidores e um grupo de fãs que acompanha constantemente a sua página no Facebook, recomendamos que você mostre os bastidores da sua empresa.

Esse tipo de público, geralmente, gosta de acompanhar como foi desenvolvida sua campanha de marketing, como foi criado um vídeo que viralizou e quais foram as técnicas adotadas para criar uma logo.

Experimente mostrar cada detalhe para o seu público. Os mais apaixonados serão os primeiros a curtir, comentar e compartilhar o material. Dessa forma, além de engajamento, você ganhará mais fãs para a sua página.

8 – Feriados

Uma boa página do Facebook não pode tirar folga nem no feriado. Caso você conquiste a tão sonhado descanso, programe as suas postagens para que o seu público não fique sem conteúdo. Não esqueça desse detalhe ou terá o relacionamento afetado.  

Antes de criar um post para a uma data específica, confira se a ação está adequada com seu estilo de linguagem e com a sua persona.

Feriado é uma ótima oportunidade para atrair seu público, quando a sua postagem for utilizada corretamente.

9 – Conteúdo de outras páginas

Quando falamos em marketing digital, é fundamental que você coloque a sua persona como ponto principal da sua estratégia. Devido a esse fator, busque sempre compartilhar conteúdos que solucionam o problema dela de alguma forma, mesmo que seja necessário compartilhar conteúdo de outras páginas.

Ao publicar um conteúdo de outra página, você mostra que está preocupado com os problemas do seu usuário e tanto você como o outro terão resultados positivos.  

10- Posts em séries

As séries são a sensação do momento. Entre as mais conhecidas, sem dúvidas, é The Walking Dead. O sucesso pode ser explicado pela tensão que cada fim de capítulo apresenta. A expectativa para descobrir o próximo desfecho é enorme. Por que não seguir a mesma estratégia e criar um suspense para os seus seguidores do Facebook?

Para acertar no formato da série, faça o seguinte!

  • Escolha um tema que seja interessante para a sua persona;
  • Divida o conteúdo em, no mínimo, três postagens;
  • Defina as datas de publicação. Coloque um intervalo de, no mínimo, um dia para aumentar a expectativa do seu público com a próxima postagem.

Você pode ensinar a sua persona, por exemplo, a série sobre carreiras no nosso blog.

Entre outros posts que iam desde qualificação de equipes a descrições e informações completas sobre cada tipo de carreira de Marketing.

Como esse, por exemplo: Analista de SEO.

11- Vídeos

Os vídeos são peças fundamentais para uma boa estratégia de marketing de conteúdo e também para as métricas da sua página no Facebook. Eles são responsáveis pela maior taxa de compartilhamento da rede social criada por Mark Zuckerberg.

Como a reprodução de vídeos no Facebook se inicia automaticamente, a atenção do usuário é despertada com mais facilidade. Aqui, vale uma dica muito importante!

Os vídeos que são upados no Facebook têm chances de terem um número maior de visualização, além de maior alcance orgânico do que aqueles que linkam para sites da concorrência como, por exemplo, o Youtube.

12 – Imagens  

Vídeos e imagens estão para o Facebook assim como a bola está para o futebol e o arroz para o feijão. As comparações são simples, porém, fundamentais para que você entenda importância de postagens com imagens no Facebook.

Elas têm desempenhos melhores do que aquelas que possuem somente texto. Devido a esse fator, escolha a imagem com inteligência. Opte por um material que complete o conteúdo da legenda e atraia cliques.

As imagens podem ser utilizadas de várias formas, entre elas.

13 – Assuntos do momento

Nunca é demais lembrar: a informação, especialmente no mundo virtual muda frequentemente. Mesmo que você se assuste com a quantidade, é fundamental acompanhar, pelo menos, as principais novidades do seu ramo de atuação.

Os usuários da página do Facebook adoram responder perguntas e receber publicações motivacionais em seu feed de notícias, mas também desejam se informar sobre os assuntos do momento.

Para descobrir as tendências mais importante, conheça a ferramenta Google Trends.

Fonte: Rock Content

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