Atores nas alturas

11 Abril 2017

Projeto Teatro Voador tem como objetivo preparar atores caxienses para atuar em espetáculos aéreos

Dançarinos e atores de teatro e de circo que residem em Caxias do Sul têm até o dia 24 para se inscrever no Projeto Teatro Voador, que dará origem ao primeiro grupo artístico apto a atuar em ambiente elevado por cordas. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail projeto.teatrovoador@gmail.com, e a primeira aula de uma série de módulos ocorre dia 6 de maio, no Ginásio de Escalada V10, localizado na Rua Visconde de Mauá, bairro São Pelegrino. As vagas são limitadas.

O Projeto Teatro Voador, financiado pelo Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul, chega com caráter de ineditismo na cidade, a julgar pela ousadia que propõe seu objetivo final: criar e encenar uma peça teatral nas alturas, por meio de teatro aéreo e acrobacias. Por se tratar de técnicas que exigem cuidados extras de segurança, os alunos serão certificados pelas Normas Regulamentadoras NR35. Antes de preencher a ficha de inscrição, no entanto, vale atentar para algumas exigências, entre elas ter 18 anos, pesar até 100 quilos e, muito relevantes, não sofrer de vertigem nem ter medo de altura.

“O Teatro Voador é um projeto de qualificação que pretende familiarizar o ator, a dramaturgia em si, com atividades técnicas verticais. Desde de 2000, muitas das apresentações aéreas em Caxias foram protagonizados por alpinistas, montanhistas, técnicos de segurança, e não exatamente atores. Agora chegou a vez de os artista criarem nas alturas, literalmente”, explica a idealizadora do projeto, Elisa Rosa Mendes. Elisa é atriz e alpinista, exatamente nesta ordem. Começou a atuar no teatro em 1995 e cinco anos depois passou a se aventurar no montanhismo. Após, uniu arte e aventura em espetáculos em Caxias, entre eles o do desfile cênico-musical da Festa da Uva de 2012. Também já viabilizou cursos com profissionais capacitados para cenas com atores suspensos, inclusive para a Cia. Municipal de Dança de Caxias, integrou a Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF) do Financiarte de 2010 A 2012 e foi membro do Conselho Municipal de Cultura no segmento Teatro em 2011.

A equipe que vai ministrar o Projeto Teatro Voador conta com profissionais de renome. Entre eles está o instrutor Elton Fagundes, um dos colaboradores do Ministério do Trabalho na elaboração da NR 35 e responsável pela formação de pelo menos 15 mil alunos no trabalho em altura, e Aline Karpinski, coreógrafa e professora pós-graduada em dança. Um dos módulos terá a presença também do artista Tiago da Luz, com experiência de mais de 15 anos em instrução para atividades circenses. As técnicas verticais serão ministradas por Paulo Reis, pioneiro do montanhismo na Serra Gaúcha e sócio-fundador da Associação Caxiense de Montanhismo (ACM).

 

Saiba mais

Projeto Teatro Voador

Inscrições: de 7 a 24 de abril, pelo e-mail projeto.teatrovoador@gmail.com

Período: o projeto ocorre em várias etapas entre 6 de maio e 13 de agosto

Confira o regulamento completo em https://goo.gl/NLBtN7

 

 

Atores nas alturas

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.