Cesuca oferece assistência judiciária gratuita para comunidade

25 Abril 2017

Por meio do SAJUG - Serviço de Assistência Judiciária Gratuita, Faculdade presta assessoria para pessoas de baixa renda em demandas de Direito Civil, Penal e do Trabalho. Somente em 2016, foram realizados 757 atendimentos

O Serviço de Assistência Judiciária Gratuita - SAJUG, da Faculdade Cesuca, oferece assistência gratuita às demandas da comunidade. Voltadas para pessoas com renda comprovadamente inferior a dois salários mínimos, as práticas compreendem consultoria, assessoramento, peticionamento em juízo e acompanhamento processual nas áreas de Direito Civil, Penal e do Trabalho. Uma grande demanda concentra-se no âmbito de Direito Civil/Direito de Família.

Seu funcionamento ocorre nas segundas-feiras para Direito Penal, nas terças e quintas-feiras para Direito Civil e Família e nas sextas-feiras para Direito do Trabalho, entre 19h15 e 21h30. Não é necessário agendamento prévio, somente a retirada de fichas no dia do atendimento no escritório do SAJUG, na Cesuca (Rua Silvério Manoel da Silva, 160, Bairro Colinas, Cachoeirinha – RS).

O serviço é realizado por estudantes do curso de Direito da instituição de ensino, sempre monitorados pelo professor responsável pela disciplina de estágio supervisionado. Os alunos atendem os clientes, apuram os dados e apresentam a solução ao professor. Após a aprovação do docente, se responsabilizam pelo encaminhamento do processo, produzindo as peças iniciais e anexando a documentação necessária. Os acadêmicos ainda recebem notas de expediente a serem cumpridas, devendo atentar para prazos, e recebem funções de acompanhamento dos processos direcionadas pelo advogado aos professores, com o compromisso de assistirem às audiências.

Acesso qualificado à justiça

Instituído em 2013, o SAJUG atende a um objetivo duplo: a integração da Faculdade com a comunidade pela prestação de serviços relevantes no acesso à justiça para pessoas carentes, oportunizando ao aluno o contato direto com a prática jurídica. A coordenação do escritório, que tem hoje cerca de 150 processos produzidos ou sob sua responsabilidade, é da professora Paula de Jesus Martins. Somente em 2016, foram realizados 757 atendimentos.

De acordo com o professor do curso de Direito da instituição e advogado responsável pelas atividades de fórum e acompanhamento processual do SAJUG, Guilherme de Oliveira Feldens, a iniciativa assegura à comunidade carente um acesso qualificado à justiça, com garantias que dificilmente seriam propiciadas a essa parcela da população. “Ao mesmo tempo, possibilita ao aluno uma grande experiência prática e o treinamento na elaboração de peças processuais exigidas em provas e concursos”, destaca.

Cesuca

Localizada em Cachoeirinha, a 20 quilômetros de Porto Alegre, a Faculdade Cesuca atua no ensino superior há 12 anos. Possui aproximadamente 2,6 mil estudantes em dez cursos de graduação, sete de pós-graduação e opções de extensão presenciais e a distância. Reconhecida pela sua excelência na qualidade do ensino, possui forte potencial de crescimento na região.

SAJUG. Crédito Marketing Cesuca

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.