Curso de Psicologia da Cesuca é o melhor do Brasil, de acordo com MEC

14 Março 2017

Graduação recebeu nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

A graduação em Psicologia da Faculdade Cesuca é a mais bem avaliada do país de acordo com os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O curso recebeu nota máxima (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), com nota contínua 4,0759.

Apenas 1,1% dos cursos brasileiros avaliados alcançaram o mesmo conceito no CPC, indicador de qualidade que agrega variáveis como a avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, percepções dos acadêmicos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Ainda de acordo com o indicador, o curso de Direito da Cesuca foi o quarto mais bem avaliado do Rio Grande do Sul, enquanto Administração e Comércio Exterior ocupam a quinta colocação entre as graduações do estado e Ciências Contábeis a décima.

Considerando o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as instituições como um todo, a Faculdade Cesuca é a oitava melhor do estado no ranking geral de instituições de ensino superior. Além disso, é a quarta melhor faculdade do RS.

Psicologia

A graduação em Psicologia foi instituída em 2009 na Cesuca e atualmente conta com aproximadamente 600 alunos matriculados. Para a coordenadora do curso e diretora da área de Ciências Biológicas e da Saúde da instituição, Evanisa Helena Maio de Brum, a nota alcançada resulta de fatores como a excelência humana e técnica do corpo docente, formado integralmente por mestres e doutores que oferecem aos alunos um espaço potencial para a construção de conhecimento e experimentação.

Soma-se a relação de proximidade estabelecida entre alunos, professores e coordenação, e o perfil dos acadêmicos, com desejo de aprender e fazer a diferença. Consequente à sua qualificação, muitos têm trabalhos aceitos em congressos nacionais e internacionais e são aprovados em concursos. “Procuramos colocar o aluno como construtor do seu conhecimento, incentivando a autonomia e a pesquisa. Investimos muito em estágios e práticas e somos muito bem acolhidos pela comunidade local com nossas propostas de intervenções”, explica.

Com enfoque em atividades práticas, a matriz do curso compreende estágios desde o segundo semestre e muitas disciplinas teóricas destinam carga horária para práticas. A infraestrutura para a formação compreende uma Clínica de Saúde Mental e Laboratórios de Análise e Observação do Comportamento, de Anatomia, Fisiologia e Neuroanatomia, de Avaliação Psicológica, de Microscopia e Sala de Espelhos. Outro destaque do curso é o enfoque à saúde mental, com capacitação ao tratamento psicológico individual e coletivo e intervenções para prevenir doenças mentais e promover a saúde.

Cesuca

Localizada em Cachoeirinha, a 20 quilômetros de Porto Alegre, a Faculdade Cesuca atua no ensino superior há 12 anos. Possui aproximadamente 2,6 mil estudantes em dez cursos de graduação, sete de pós-graduação e opções de extensão presenciais e a distância. Reconhecida pela sua excelência na qualidade do ensino, possui forte potencial de crescimento na região.

Capacitação curso de Psicologia. Crédito Cesuca_Divulgação

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.