Duo de Viola e Acordeon – Circuito RS estreia neste domingo, em Caxias do Sul

10 Março 2017

Projeto do violeiro Valdir Verona e do acordeonista Rafael De Boni leva música instrumental de qualidade a sete cidades do RS

A partir deste final de semana, sete cidades do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de conferir gratuitamente o projeto Duo de Viola e Acordeon – Circuito RS, com os músicos Valdir Verona e Rafael De Boni. A estreia ocorre em Caxias do Sul neste domingo (12), às 16h, no Parque da Lagoa, bairro Desvio Rizzo (em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 26 de março). As demais apresentações serão em Bento Gonçalves, Farroupilha, Antônio Prado, Passo Fundo, Soledade, Vacaria e de novamente em Caxias, no decorrer deste ano.

Ambos músicos de formação erudita, Verona e De Boni criaram o Duo Viola e Acordeon em 2006, e desde então consolidaram-se com uma das duplas de maior prestígio no circuito da música instrumental do Sul do Brasil. Aclamados pelo público e respeitados pela crítica, Verona e De Boni dedicam-se ao fazer musical de qualidade, associando o encanto da viola com a ressonância vigorosa do acordeon. Dessa união surgem canções autorais de amplo alcance, que não se limitam ao regionalismo sulista. Na interpretação da dupla é possível fruir do jazz à milonga, do tango à MPB. Claro que, em homenagem às origens, no repertório não faltam temas de domínio público e releituras de clássicos do folclore gaúcho.

Em pouco mais de uma década, o Duo de Viola e Acordeon emocionou o público em vários rincões do Estado, e também Brasil afora. Seu primeiro CD (Encontro das Águas) foi indicado ao Prêmio Açorianos, o mais importante do Rio Grande do Sul. O disco seguinte, homônimo à dupla, conquistou o Prêmio Vitor Mateus Teixeira e foi indicado ao Prêmio da Música da Serra Gaúcha. A dupla também gravou um DVD ao vivo, com a participação de Yamandu Costa, e participou de festivais em cidades como Brasília e Tatui.

O projeto Duo de Viola e Acordeon – Circuito RS tem como proposta a circulação do show composto por músicas dos dois primeiros álbuns e do DVD da dupla, difundindo ainda mais a música instrumental de qualidade e valorizando as peculiaridades sonoras da viola de 10 cordas e do acordeon. O financiamento é do Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul.

Valdir Verona

Caxiense, desenvolve um trabalho de resgate da viola na música do Sul por meio de recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música. Assina sete CDs, um DVD e três livros com CDs encartados, além de diversas participações em gravações e produções de CDs e DVDs. Conquistou o Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições. No Exterior, representou o Brasil na homenagem ao país no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça em 2012 e na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia.

Rafael De Boni

Natural de Vacaria, começou por lá seus estudos de acordeon e de contrabaixo elétrico. Participou de festivais e de gravações com bandas e artistas solo nos mais variados estilos, destacando-se o CD Jazz Brasil, com a Free Note Jazz Quartet, o DVD da Banda Kriz, o CD Triacústico, o CD Encontro das Águas e o DVD ao vivo com Valdir Verona. Atualmente, além do Duo de Viola e Acordeon, atua ainda no Projeto CCOMA e com a cantora Tatiéli Bueno, entre outros artistas.

Serviço

Estreia do projeto Duo de Viola e Acordeon – Circuito RS, com Valdir Verona e Rafael De Boni

Quando: domingo, 12 de março, das 16h às 17h30 (em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 26 de março)

Onde: Parque da Lagoa (R. Juscelino Kubitscheck de Oliveira), bairro Desvio Rizzo, Caxias do Sul

Entrada franca

Financiamento: Financiarte

Apoio: FRAC

Duo de Viola e Acordeon – Circuito RS estreia neste domingo, em Caxias do Sul

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.