I Encontro do Processo de Enfermagem ocorre neste sábado na FSG

11 Maio 2017

Evento é gratuito e aberto à comunidade. Inscrições se encerram nesta sexta-feira

A FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha sedia o I Encontro do Processo de Enfermagem neste sábado, 13 de maio, a partir das 8h, no auditório do Prédio F da instituição de ensino (Rua Marechal Floriano, 1094, Caxias do Sul). O evento é aberto à comunidade e as inscrições, gratuitas, se encerram nesta sexta-feira, 12 de maio.

Entre os temas abordados estarão Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem: aspectos conceituaisA produção de conhecimento sobre Processo de Enfermagem: a experiência do curso de Enfermagem; O raciocínio clínico do enfermeiro na aplicação do Processo de Enfermagem; e O processo de Enfermagem na prática do enfermeiro: a experiência dos serviços de saúde.

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Saúde da FSG, o professor de Enfermagem Fabiano de Faveri, a importância do encontro está em abordar o Processo de Enfermagem, uma ferramenta de trabalho dos enfermeiros que visa organizar o cuidado prestado e aumentar a visibilidade e o reconhecimento da profissão. O método possui cinco etapas: a coleta de dados do paciente, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento dos cuidados, a execução da assistência e a reavaliação para verificar se os resultados foram alcançados.

A realização do evento é do curso de Enfermagem. Professores e alunos da FSG devem se inscrever via portal de eventos e enfermeiros e alunos de outras instituições pelo e-mail fabiano.faveri@fsg.br. 

Programação:

8h: Abertura;

8h15: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem: aspectos conceituais, ministrado pela mestre em enfermagem Taline Bavaresco, professora da FSG;

9h15: A produção de conhecimento sobre Processo de Enfermagem: a experiência do curso de Enfermagem, apresentado pelas egressas do curso de Enfermagem da FSG Leticia Trindade Garcia e Kemberly Zanchett;

9h50: Intervalo;

10h15: O Raciocínio clínico do enfermeiro na aplicação do Processo de Enfermagem, ministrado pela mestre em Enfermagem Betina Franco, integrante da Comissão de Processo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

11h15: O Processo de Enfermagem na prática do enfermeiro: a experiência dos serviços de saúde, que reunirá as enfermeiras Maria Elenir Anselmo, da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, e Itacila de Oliveira, da clínica de tratamento renal NefroClínica, e o enfermeiro Alejandro Borges de Barros.

FSG

Com sede em Caxias do Sul, a FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Oferece mais de 100 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e atua também na área de pesquisa, com mais de 50 programas e projetos de envolvimento com a comunidade.

Fundada em 1999, a FSG é referência no cenário da educação superior pelo modelo de metodologia ativa de ensino, qualidade na infraestrutura e corpo docente.

http://www.freepik.comDesigned by Freepik<" title="http://www.freepik.com">Designed by Freepik<">

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.