Parceria entre Cesuca e hospitais da região promove prática profissional aos alunos

30 Março 2017

Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Faculdade atuam em diversas unidades de tratamento das instituições conveniadas e desenvolvem projetos com a Secretaria de Saúde de Cachoeirinha

A partir de convênios com hospitais da região, a Faculdade Cesuca, de Cachoeirinha, promove aos acadêmicos de Enfermagem e Psicologia o contato direto com a prática profissional. A parceria com as instituições permite que os alunos realizem estágios em diversas unidades de tratamento dos hospitais Padre Jeremias, de Cachoeirinha, e Hospital de Alvorada, que fazem parte da Fundação Universitária de Cardiologia, além do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, e do Hospital Dom João Becker, em Gravataí. Também, um convênio com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, por meio da Secretaria da Saúde, possibilita o desenvolvimento de projetos em campos de atuação como o Centro de Atenção Psicossocial (CAP), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), postos de saúde, entre outros locais.

Diretora da área de Ciências Biológicas e da Saúde da Cesuca e coordenadora do curso de Psicologia, Evanisa Helena Maio de Brum explica que os alunos contam com um espaço de ocupação bastante significativo e que há um diálogo muito positivo com a equipe das unidades de saúde, com grande acolhimento. Dessa forma, aprendem a atender o paciente e trabalhar de forma interdisciplinar. Os acadêmicos de Enfermagem têm acesso a áreas como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), maternidade, neonatal, pediatria, alojamento conjunto e internação. Já os estudantes de Psicologia realizam atendimentos às gestantes e demais pacientes, em geral. As práticas sempre contam com o acompanhamento e a orientação dos professores.

O contato ainda possibilita a publicação de trabalhos enviados para eventos científicos e a realização de ações sociais voltadas à comunidade. Evanisa considera as parcerias fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pela troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais e pela reflexão promovida. “A ideia é que os acadêmicos possam aprender com os profissionais dos locais, bem como contribuir na qualidade dos serviços que as instituições já apresentam. A comunidade só tem a ganhar com esses vínculos”, afirma.

A coordenadora conta que a Faculdade trabalha com a possibilidade de ampliar parcerias realizando convênios com outros hospitais da região, na promoção de um ensino de excelência.

Cesuca

Localizada em Cachoeirinha, a 20 quilômetros de Porto Alegre, a Faculdade Cesuca atua no ensino superior há 12 anos. Possui aproximadamente 2,6 mil estudantes em dez cursos de graduação, sete de pós-graduação e opções de extensão presenciais e a distância. Reconhecida pela sua excelência na qualidade do ensino, possui forte potencial de crescimento na região.

Hospital Padre Jeremias. Crédito Angélica Konrad

Comentários

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos relevantes
no seu e-mail.


É rápido, fácil e gratuito.